terça-feira, 28 de maio de 2013

Principado - Hip Hop engajado nas Pastorais Sociais

Integrantes da Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade, agentes que lutam para reestruturação da Pastoral Afro Brasileira, e recentemente, integrantes da Pastoral Carcerária de nossa Diocese guarulhense, Isabelle (Isa Dee) e Orlando (Orlando Jay) formam o grupo Principado, onde evangelizam com o Hip Hop, usando seu elemento musical: o Rap.

Paroquianos da Santo Antônio da Vila Augusta, fundaram o Principado em 2009, mas seu trabalho foi recentemente finalizado em março desse ano, intitulado "Anjo de Deus". Nutrido de canções próprias e produzido de forma independente pela duo, somam metáforas e versículos bíblicos ao dialeto das ruas, e mesclam isso a batida seca e inconfundível do Rap para evangelização. Com esse método exclusivo de evangelizar em Guarulhos, o Principado vem aos poucos ganhando espaço dentro da Igreja Católica, e até além dela, com uma faixa ecumênica gravada com MC Poucky, rapper evangélico.

No inicio, as apresentações eram em abertura de encontros, como Kizombas, eventos isolados na periferia de Guarulhos, e apresentações em escolas estaduais para um público seleto. Hoje, já participam de eventos de nível diocesano e estadual, além de ganharem dois prêmios em 2012 com seu projeto educacional, o Rimas Almejando Paz: 2º Festival Hip Hop Ensina e o conceituado Reviva Rap, vencendo a 2º Edição.

Levaram a Palavra de Deus e o nome de nossa Diocese para outras localidades. Os eventos de maior destaque foram: Assembléia Estadual da Pastoral Carcerária em Caçapava, abertura da tradicional Festa de São Jorge Padroeiro na Paróquia São Jorge (Diocese de Santo Amaro), quermesse da Santo Antonio da Vila Augusta da qual fazem parte e em Itaici, se apresentaram no Encontro de Avaliação da Campanha da Fraternidade 2013.
Principado não cobra cachês em seus eventos. O grupo se preocupa somente em evangelizar com seu Rap intelectualmente letrado e catequético, no que intitulam "Teologia do Gueto". Os contatos e as músicas podem ser baixadas gratuitamente em MP3 no site oficial do grupo: www.grupoprincipado.com, ou em sua Fan Page: facebook.com/Principado.Rap.Cristao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário