sexta-feira, 17 de maio de 2013

Assembleia das Pastorais Sociais

 Em 27 de abril de 2013 realizamos a Assembleia  das Pastorais Sociais da Diocese de Guarulhos em preparação da Assembleia Diocesana que acontecerá em setembro. Foi um momento muito importante e bonito, onde todas as pastorais sociais estavam reunidas. Várias propostas surgiram, podemos avaliar a caminhada e renovar as energias.
Retomamos as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2011-2015 e deixo uma citação do documento  o item 68 ...  o discípulo missionário não se cala diante da vida impedida de nascer seja por decisão individual, seja pela legalização e despenalização do aborto. Não se cala igualmente diante da vida ameaçada sem alimentação, casa, terra, trabalho, educação, saúde, lazer, liberdade, esperança e fé Torna-se, deste modo, alguém que sonha e se compromete com o mundo onde seja, efetivamente, reconhecido o direito a nascer, crescer, constituir família, seguir a vocação, crer e manifestar sua fé num mundo o perdão seja a regra; a reconciliação, meta de todos; a tolerância e respeito, condição de felicidade; a gratuidade, vitória sobre a ambição.  Penso ser este o sentimento que permeou a assembleia das pastorais sociais. 

Segue o resumo dos trabalhos realizados nos oito grupos. 
Vamos comentando neste espaço, conversando nas paróquias, nos grupos e motivando cada vez mais agentes a se integrarem as patorais. 

Assembleia das Pastorais Sociais – 27 de abril de 2013
Consolidação dos trabalhos (8)

1 – Onde e como estamos
Estamos em uma cidade com alta densidade demográfica, contrastes sociais: favelas, presídios, condomínios, hotéis, aeroporto, moradores em situação de rua, violência doméstica, criminalidade, alto índice de dependência química entre os jovens, tráfico de drogas. Cidade ainda em expansão com várias pessoas do entorno vindo morar na cidade. Uma cidade com varias rodovias e fácil acesso, gerando empregos e violência. Vivemos uma realidade difícil e complexa, uma sociedade onde os valores cristãos muitas vezes são relegados a um segundo plano. A educação escolar está fraca.
Na Igreja ainda há divisões pastorais, falta articulação e um trabalho melhor de pastoral de conjunto. Nas Pastorais Sociais falta mais interação e precisamos de mais agentes de pastoral comprometidos. Precisamos atuar mais na sociedade civil e nos Conselhos representativos. Estamos com dificuldades de despertar nas famílias acompanhadas pela promoção humana se desenvolverem através de cursos, busca de trabalho, cidadania e ascensão social.
Algumas paróquias estão estruturadas com as pastorais sociais: carcerária, idosos, operaria, saúde, criança, sobriedade, outras tem uma ou outra e faltam ações concretas além das internas, ir a campo, perceber as necessidades. Estamos tímidos, lentos, com trabalhos somente nas comunidades, desgastados, esvaziamento das pessoas nas pastorais. Enfrentamos problemas sem dialogo interno sobre os mesmos problemas para cruzar as necessidades que podem resultar em ações conjuntas e mudanças. 

2 – Onde precisamos estar?
Precisamos estar em todas as Paróquias da Diocese, integrando com, as outras Pastorais, sempre em busca dos excluídos, levando a Boa Nova de Jesus; em um grupo que participe das ações sociais e de políticas publicas presente nos conselhos gestores, conselhos de direito, fóruns sociais, conferencias, orçamento participativo, apoiar os que querem fazer o bem; participar melhor das ações públicas; retomar e participar do Conselho Diocesano de pastoral e do Conselho de Leigos (criar); ajudar a construir uma nova cultura de ver as coisas boas, valorizar os avanços e cobrar e mudar os atos e ações erradas; nas UBS, nos Conselhos, para poder cobrar ao poder público um melhor atendimento aos usuários. Se nossos agentes fossem mais comprometidos, nós conseguiríamos atingir um número maior de acompanhados; precisamos de mais espiritualidade dos agentes de pastorais para poder enfrentar esses desafios; precisamos estar em Espírito de doação, participativo e combativo legalmente; em lugares que sejam necessários para realização dos nossos trabalhos, com grandes desafios, mas com muita boa vontade, precisamos estar em todas as paróquias que ainda não existem alguns desses trabalhos das pastorais sociais (objetivos).

3 – Onde queremos chegar? Propostas.
Queremos chegar a uma conscientização de todos, para um trabalho em conjunto com todas as Pastorais, Propostas – Investir em conquistar e formar novas lideranças (Ex. Formação como a dinâmica Cristã, como a Pastoral da Criança e Idosa))
Divulgar melhor os trabalhos das pastorais sociais e da Igreja, isto ajuda a perceber a ação misericordiosa de Deus através da Igreja; Participar melhor dos Conselhos representativos da Cidade, inclusive preparando pessoas para estes conselhos; Participar nas ações públicas; Retomar o Conselho Diocesano de Pastoral; Organizar o Conselho de Leigos; Nas reuniões da coordenação das Pastorais Sociais trabalhar assuntos dos Conselhos e propor encaminhamentos dos assuntos;  atingir a todos e a todas, principalmente os jovens para desde já despertá-los para os problemas sociais, pois serão os sucessores dos que lutam hoje. Formar nas paróquias a pastoral fé e política e de acordo com o doc. 91 CNBB, formar pessoas para que possam cumprir seu papel social, interferir em todos os assuntos públicos. Propomos a Escola de Fé e Cidadania, com formação em diversos temas (orçamento, políticas públicas, etc), ou seja, instrumentalizar nossos agentes e a comunidade em geral com educação política, a mudança social requer pessoas informadas (conhecimento, ao poder do conhecimento); reestruturar a organização das pastorais sociais nas paróquias com reuniões mensais (metodologia já utilizada pela Pastoral da Criança), processo de escolha dos coordenados, verbas;
 Propor que as datas dos Conselhos participativos da cidade, fóruns e plenárias participativas sejam divulgadas na folha diocesana e paroquiais (proposta dada no plenário);
Criação de uma equipe de leigos e um vicariato liberado para cuidar deste campo social. (proposta dada no plenário).



Nenhum comentário:

Postar um comentário